Is city of residence a factor differentiating sitting time in adolescents?

Palavras-chave: Physical fitness, Adolescents, Sedentary lifestyle

Resumo

O objetivo deste estudo de cunho transversal foi examinar a associação entre cidades de residência e outros fatores relacionados ao tempo sentado em adolescentes. Estudantes (n = 1.089), com idades entre os 14 e 18 anos, responderam a questionários sobre tempo sentado, percepção da aptidão física geral, participação em educação física e participação em esportes, estrato socioeconômico e educação do responsável da família nos municípios de Botucatu (SP), Cáceres (MT) e São Paulo (SP). A escolha dos municípios ocorreu por conveniência e a seleção das escolas e alunos foi realizada de forma randômica. Modelos de regressão linear mista de multiníveis foram utilizados para estimar a relação entre as variáveis independentes e a quantidade de minutos sentados (min/dia) durante a semana e nos dias ao final de semana. Os modelos hierárquicos foram estimados para explicar a natureza aninhada do aluno dentro das escolas. Com relação às cidades de residência, não houve associação com o tempo sentado durante a semana (São Paulo, β = 36,87, IC: 25,6; 233,62 e Cáceres, β = 66,94, IC: 22,1; 156,01) e no nal de semana (São Paulo, β = 104,01, IC: 64,5; 138,20 e Cáceres, β = 90,23, IC: 33,2; 213,64), quando comparados a Botucatu. Os indicadores socioeconômicos foram relacionados ao tempo sentado de diferentes maneiras, considerando a semana ou o fim de semana. Estudantes que tinham responsável com nível educacional mais alto tiveram mais tempo sentados durante a semana. Nos finais de semana, estudantes com melhor estrato socioeconômico apresentaram menos tempo sentados. Adolescentes com percepção muito boa de aptidão física geral tiveram -65,29 minutos de tempo sentado no dia da semana e -70,1 minutos de tempo sentado no fim de semana. No presente estudo, a cidade de residência não teve relação ao tempo sentado em adolescentes, no entanto, outros fatores, como gênero, estrato socioeconômico e status educacional, participação em esportes e educação física e percepções de aptidão física foram relacionados ao tempo sentado.

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Biografia do Autor

Roberval Pizano, Federal Institute of Education

Science and Technology of Mato Grosso, Department of Physical Education, Cáceres, Mato Grosso, Brazil.

Christianne de Faria Coelho Ravagnani, Federal University of Mato Grosso do Sul

Professora (classe: associado) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, curso de Educação Física, orientadora no programa de mestrado em Educação Física da UFMT. 

Robert Weaver, University of South Carolina

Arnold School of Public Health, Department of Exercise Science, Columbia, South Carolina, Estados Unidos.

Maria Sylvia Vitalle, Universidade Federal de São Paulo

Departamento Pediatria- São Paulo, Brasil.

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Publicado
14-08-2018
Seção
Artigos Originais