Características das instalações e equipamentos para a prática de atividade física em escolas da zona rural de Pelotas, Rio Grande do Sul

Autores

  • Werner de Andrade Müller Programa de Pós-graduação em Educação Física, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-9326-4854
  • Gabriele Radünz Krüger Programa de Pós-graduação em Educação Física, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-7092-4968
  • Marlos Rodrigues Domingues Programa de Pós-graduação em Educação Física, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. Escola Superior de Educação Física. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-2503-2944

DOI:

https://doi.org/10.12820/rbafs.24e0077

Palavras-chave:

Planejamento ambiental, População rural, Atividade motora, Políticas públicas de saúde, Instituições acadêmicas

Resumo

O objetivo do estudo foi descrever as instalações e equipamentos para atividade física nas escolas da zona rural de Pelotas, Rio Grande do Sul. Trata-se de um estudo transversal, de base escolar, realizado no ano de 2014, em todas as 26 escolas localizadas na zona rural da cidade de Pelotas. Foi utilizado um instrumento com questões relacionadas às políticas de Educação Física e avaliação das estruturas e materiais para a prática de atividade física, elaborado a partir do Physical Activity Resource Assessment (PARA), adaptado para o ambiente escolar. Observou-se que o professor e a disciplina de Educação Física estiveram presentes em todas as escolas. Mesmo com a maior frequência de estruturas como quadras esportivas (34,6% a 65,4%), pracinha/parquinhos (76,9%) e materiais como bolas (50,0% a 84,6%), cones (80,8%), cordas (88,5%), colchonetes (80,8%) e arcos (76,9%), as condições dos atributos foram regulares (7,7% a 46,2%) e ruins (11,5% a 50,0%). Poucas instituições ofereceram instalações e equipamentos em condições adequadas para a prática de atividade física. A ausência de ginásios, quadras cobertas e materiais em melhores condições chama a atenção para a necessidade de investimentos e intervenções nesses espaços.

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Publicado

2019-10-08

Como Citar

1.
Müller W de A, Krüger GR, Domingues MR. Características das instalações e equipamentos para a prática de atividade física em escolas da zona rural de Pelotas, Rio Grande do Sul . Rev. Bras. Ativ. Fís. Saúde [Internet]. 8º de outubro de 2019 [citado 29º de março de 2024];24:1-9. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/13761

Edição

Seção

Artigos Originais