Scoping review: a relevant methodological approach for knowledge synthesis in Brazil’s health literature

Autores

  • Valter Cordeiro Barbosa Filho Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceara, Aracati, Brazil. Post-graduate Program in Collective Health, Ceara State University, Fortaleza, Brazil. http://orcid.org/0000-0002-4769-4068
  • Andrea C. Tricco Unity Health Toronto: Knowledge Translation Program, Li Ka Shing Knowledge Institute, St. Michael’s Hospital of Unity Health Toronto, Toronto, Ontario, Canada. Epidemiology Division, Dalla Lana School of Public Health and Institute of Health Policy, Management, and Evaluation, University of Toronto, Toronto, Ontario, Canada. Queen’s Collaboration for Health Care Quality, Joanna Briggs Institute Centre of Excellence, Queen’s University, Kingston, Ontario, Canada. https://orcid.org/0000-0002-4114-8971

DOI:

https://doi.org/10.12820/rbafs.24e0082

Palavras-chave:

Systematic reviews, Knowledge synthesis, Methodology, Evidence-based healthcare, Brazil

Resumo

Uma abordagem metodologicamente robusta para sintetizar a literatura relevante em saúde é a revisão de escopo, a qual é utilizada para responder questões abrangentes (por exemplo, “O que se conhece sobre um determinado conceito em saúde?”) e pode ser utilizada para mapear evidências para a tomada de decisão prática e em pesquisa. Este artigo discutiu a importância de revisões de escopo como uma abordagem metodológica para síntese de conhecimento da literatura em saúde no Brasil. As definições e as etapas metodológicas foram discutidas. Um sumário das 45 revisões de escopo que foram publicadas em periódicos brasileiros ou como tese/dissertação foi apresentado para discutir seu conteúdo e suas características metodológicas. Recomendações para os autores foram apresentadas para melhorar o planejamento, execução e descrição de revisões de escopo a serem realizadas no Brasil. Este estudo pode ajudar pesquisadores e profissionais de saúde brasileiros a compreender quando e como revisões de escopo podem ser úteis na síntese de evidências, incluindo para o campo de pesquisas em atividade física e saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valter Cordeiro Barbosa Filho, Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceara, Aracati, Brazil. Post-graduate Program in Collective Health, Ceara State University, Fortaleza, Brazil.

Cursou Licenciatura em Educação Física na Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi bolsista do Programa Instituicional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC - CNPq) durante dois anos (2007-2009). Participou de projetos de Pesquisa e Extensão da UFC, desenvolvendo pesquisas de caráter observacional e experimental. Concluiu o Mestrado em Educação Física na Universidade Federal do Paraná (UFPR) como membro do Centro de Pesquisa em Exercício e Esporte (CEPEE). Concluiu o Doutorado em Educação Física na Universidade Federal de Santa Catarina, na linha de pesquisa de Atividade Física e Saúde, onde permanece como pesquisador colaborador do Núcleo de Pesquisa em Atividade Física e Saúde (NuPAF/UFSC). Atualmente, é professor do Instituto Federal do Ceará. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Formação em Educação Física, Epidemiologia da Atividade Física, Mediadores da Atividade Física, Estilo de Vida, Promoção da Saúde, Saúde do Escolar Aptidão Física e Obesidade.

Referências

Tricco AC, Lillie E, Zarin W, O’Brien K, Colquhoun H, Kastner M, et al. A scoping review on the conduct and reporting of scoping reviews. BMC Med Res Methodol. 2016;16(1):15.

Joanna Briggs Institute. The Joanna Briggs institute reviewers’ manual 2015: Methodology for JBI scoping reviews. Adelaide: The Joanna Briggs Institute; 2015.

Pham MT, Rajić A, Greig JD, Sargeant JM, Papadopoulos A, McEwen SA. A scoping review of scoping reviews: advancing the approach and enhancing the consistency. Res Synth Methods. 2014;5(4):371-85.

Munn Z, Peters MD, Stern C, Tufanaru C, McArthur A, Aromataris E. Systematic review or scoping review? Guidance for authors when choosing between a systematic or scoping review approach. BMC Med Res Methodol. 2018;18(1):143.

Grant MJ, Booth A. A typology of reviews: an analysis of 14 review types and associated methodologies. Health Inf Libr J. 2009;26(2):91-108.

Kastner M, Antony J, Soobiah C, Straus SE, Tricco AC. Conceptual recommendations for selecting the most appropriate knowledge synthesis method to answer research questions related to complex evidence. J Clin Epidemiol. 2016;73:43-9.

Higgins JPT, Green S (editors). Cochrane Handbook for Systematic Reviews of Interventions Version 5.1.0 [updated March 2011]. The Cochrane Collaboration, 2011. [cited 2018 march 20]. Available at: www.handbook.cochrane.org.

Tricco AC, Lillie E, Zarin W, O'Brien KK, Colquhoun H, Levac D, et al. PRISMA extension for scoping reviews (PRISMA-ScR): checklist and explanation. Ann Intern Med. 2018;169(7):467-73.

Arksey H, O’Malley L. Scoping studies: towards a methodological framework. Int J Soc Res Methodol. 2005;8(1):19-32.

Levac D, Colquhoun H, O’Brien KK. Scoping studies: advancing the methodology. Implement Sci. 2010;5(1):69.

Colquhoun HL, Levac D, O'Brien KK, Straus S, Tricco AC, Perrier L, et al. Scoping reviews: time for clarity in definition, methods, and reporting. J Clin Epidemiol. 2014;67(12):1291-4.

Armstrong R, Hall BJ, Doyle J, Waters E. ‘Scoping the scope’ of a cochrane review. J Public Health. 2011;33(1):147-50.

Tricco AC, Zarin W, Ghassemi M, Nincic V, Lillie E, Page MJ, et al. Same family, different species: methodological conduct and quality varies according to purpose for five types of knowledge synthesis. J Clin Epidemiol. 2018;96:133-42.

Marques B, Miranda ML. Photovoice: implicações do método colaborativo para as pesquisas em Educação Física e Saúde. Rev Bras Ativ Fís Saúde. 2015;20(6):545-58.

Nyanchoka L, Tudur-Smith C, Iversen V, Tricco AC, Porcher R. A scoping review describes methods used to identify, prioritize and display gaps in health research. J Clin Epidemiol. 2019;109:99-110.

Downloads

Publicado

2019-12-10

Como Citar

1.
Barbosa Filho VC, Tricco AC. Scoping review: a relevant methodological approach for knowledge synthesis in Brazil’s health literature. Rev. Bras. Ativ. Fís. Saúde [Internet]. 10º de dezembro de 2019 [citado 29º de março de 2024];24:1-6. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/14010

Edição

Seção

Séries Técnicas em Atividade Física e Saúde