Physical activity and academic performance in high school students

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12820/rbafs.v.22n5p486-492

Palavras-chave:

Education, Sports, Adolescents, Behavior

Resumo

Ainda existem dúvidas sobre os reais benefícios da atividade física no desempenho acadêmico de adolescentes. O objetivo deste estudo foi determinar se a atividade física (AF) se relaciona ao desempenho acadêmico de alunos do ensino médio. O estudo incluiu 348 adolescentes de uma escola pública federal. Para obter informações sobre AF, utilizou-se o Questionário Internacional de Atividade Física (versão curta IPAQ). Para a classificação do NAF os estudantes com mais de 300 minutos/semana de atividade física e insuficientemente ativos, os estudantes com menos de 300 minutos/semana de atividade física. A informação relacionada à participação em escolas esportivas foi obtida através de uma pergunta inserida no IPAQ. Para o desempenho acadêmico foi utilizada a média das notas do primeiro semestre de 2015, dentro das três grandes Áreas de Conhecimento, definidas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Não houve correlação significativa entre o desempenho acadêmico e AF (r= 0.06; p= 0.28). Notas mínimas superiores foram encontrados entre os escolares ativos e maiores médias para as áreas 1 – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (7.2±0.8) e 2 – Ciências Naturais, Matemática e suas Tecnologias (6.6±1.3) entre participantes em escolas esportivas, com significância estatística (p= 0.017; p= 0.014). Em conclusão, o NAF não se associou negativamente no desempenho acadêmico dos escolares desse estudo e os participantes de escolas esportivas alcançaram melhor desempenho acadêmico, demonstrando que a prática esportiva pode ocasionar efeitos benéficos no desempenho cognitivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kelly Pandolfo, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.

Programa de Pós-Graduação em Educação Física. 

Tatiane Minuzzi, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.

Programa de Pós-Graduação em Educação Física.

Cati Azambuja, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.

Programa de Pós-Graduação em Educação Física.

Daniela Dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.

Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Departamento de Métodos e Técnicas.

Referências

Bass RW, Brown DD, Laurson KR, Coleman MM. Physical fitness and academic performance in middle school students. Acta Paediatr. 2013;102(8):832-7.

Singh A, Uijtdewilligen L, Twisk JW, Van Mechelen W, Chinapaw MJ. Physical activity and performance at school: a systematic review of the literature including a methodological quality assessment. Arch Pediatr Adolesc Med. 2012;166(1):49-55.

Chomitz VR, Slining MM, Mcgowan RJ, Mitchell SE, Dawson GF, Hacker KA. Is there a relationship between physical tness and academic achievement? Positive results from public school children in the northeastern United States. J Sch Health. 2009;79(1):30-7.

Van Dusen DP, Kelder SH, Kohl HW, Ranjit N, Perry CL. Associations of Physical Fitness and Academic Performance Among Schoolchildren. J Sch Health. 2011;81(12):733-40.

Coe DP, Peterson T, Blair C, Schutten MC, Peddie H. Physical fitness, academic achievement, and socioeconomic status in school‐aged youth. J Sch Health. 2013;83(7):500-7.

Costa C, Rodrigues LP, Carvalho GS. Influência da aptidão física e morfológica no sucesso academico: um estudo longitudinal retrospectivo. 2011. In: B. Pereira e G.S. Carvalho (Coord.). Atas do VII Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde: A atividade física promotora de saúde e desenvolvimento pessoal e social. CIEC, Instituto de Educação, Universidade do Minho: pp.1363-1383. [ISBN: 978-989-8537-00-3].

Chen L, Fox KR, Ku PW, Taun CY. Fitness change and subsequent academic performance in adolescents. J Sch Health. 2013;83(9):631-8.

Kantomaa MT, Stamatakis E, Kankaanpää A, Kajantie E, Taanila A, Tammelin T. Associations of Physical Activity and Sedentary Behavior With Adolescent Academic Achievement. J Res Adolesc. 2015;26(3):432-42.

Ferrari GLDM, Rezende LFM, Bezerra DR, Araújo TL, Matsudo VKR. Associação da aptidão física e desempenho acadêmico de escolares. R Bras Ci Mov. 2014;22(4):37-46.

Esteban-Cornejo I, Hallal PC, Mielke GI, Menezes AM, Gonçalves H, Wehrmeister F, et al. Physical Activity throughout Adolescence and Cognitive Performance at 18 Years of Age. Med Sci Sports Exerc. 2015;47(12):2552-7.

Kalantari H, Esmaeilzadeh S. Association between academic achievement and physical status including physical activity, aerobic and muscular fitness tests in adolescent boys. Environ Health Prev Med. 2015;21(1):27-33.

Alexander R, Hay JA, Liu J, Faught BE, Engemann J, Cairney J. The influence of aerobic fitness on the relationship between academic performance and motor pro ciency. Univers J Pub Health. 2015;3(4):145-52.

Von Hippel PT, Bradbury WK. The effects of school physical education grants on obesity, fitness, and academic achievement. Prev Med. 2015;78:44-51.

Guedes DP, Lopes CC, Guedes JERP. Reprodutibilidade e validade do Questionário Internacional de Atividade Física em adolescentes. Rev Bras Med Esporte. 2005: 11(2);151-58.

Strong WB, Malina RM, Blimkie CJ, Daniels SR, Dishman RK, Gutin B, et al. Evidence based physical activity for school-age youth. J Pediatr. 2005;146(6):732-7.

Brasil. PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais. 2000. Available in: url:http://portal.mec.gov.br/acompanhamento-da- frequeencia-escolar/195-secretarias-112877938/seb-educacao-basica-2007048997/12598-publicacoes-sp-265002211 . Access 17 ago. 2017.

Brasil. NIAE - Normas Internas para Avaliação Educacional. 2009. Available in: url:http://www.depa.ensino.eb.br/ . Access 17 ago 2017.

Tremblay MS, Inman JW, Willms JD. The relationship between physical activity, self-esteem, and academic achievement in 12-year-old children. Pediatr Exerc Sci. 2000;12(3):312-23.

Huang TT, Goran MI, Spruijt-Metz D. Associations of adiposity with measured and self-reported academic performance in early adolescence. Obesity. 2006;14(10):1839-45.

Leblanc MM, Martin CK, Han H, Newton JR, Sothern M, Webber LS, et al. Adiposity and physical activity are not related to academic achievement in school-aged children. J Dev Behav Pediatr. 2012;33(6):486-94.

Coe DP, Pivarnik JM, Womack CJ, Reeves MJ, Malina RM. E ect of physical education and activity levels on academic achievement in children. Med Sci Sports Exerc. 2006;38(8):1515-9.

Rombaldi AJ, Clark VL, Reichert FF, Araújo CL, Assunção MC, Menezes AM, et al. Incidence of school failure according to baseline leisure-time physical activity practice: Prospective study. J Adolesc Health. 2012;51(6):S22-6.

Mota J, Picado A, Assunção T, Alvito A, Gomes F, Marques A. Atividade Física e Rendimento Acadêmico: Uma Revisão Sistemática de Sete Revisões Sistemáticas. J Sport Pedag Res. 2015;1(6):24-9.

Cornelisen T, Pfeifer C. e impact of participation in sports on educational attainment: New evidence from Germany. Econ Educ Rev. 2010;29(1):94-103.

Fox CK, Barr-Anderson D, Neumark-Sztainer D, Wall M. Physical activity and sports team participation: Associations with academic outcomes in middle school and high school students. J Sch Health 2010;80(1):31-7.

Travlos AK. High intensity physical education classes and cognitive performance in eighth-grade students: an applied study. Intel J Sport Exerc Psychol. 2010;8(3):302-11.

Shephard RJ. Habitual physical activity and academic performance. Nutr Rev. 1996;54(4):S32.

Marsh HW, Kleitman S. School athletic participation: Mostly gain with little pain. J Sport Exerci Psychol. 2003;25(2):205-28.

Trudeau F, Shephard RJ. Physical education, school physical activity, school sports and academic performance. Int J Behav Nutr Phys Act. 2008;5(10):1-12.

Tammelin T, Näyhä S, Hills AP, Järvelin MR. Adolescent participation in sports and adult physical activity. Am J Prev Med. 2003;24(1):22-8.

Downloads

Publicado

2018-05-30

Como Citar

1.
Pandolfo K, Minuzzi T, Azambuja C, Dos Santos D. Physical activity and academic performance in high school students. Rev. Bras. Ativ. Fís. Saúde [Internet]. 30º de maio de 2018 [citado 28º de março de 2024];22(5):486-92. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/12120

Edição

Seção

Artigos Originais