Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Você confirma que a contribuição é inédita e não está sendo avaliado por outra revista?
  • O texto segue os padrões de estilo VANCOUVER e requisitos bibliográficos descritos em "Instruções aos autores"?
  • A autoria do trabalho foi removida do arquivo principal do manuscrito?
  • Você está de acordo com o pagamento das taxas de publicação?

Diretrizes para Autores

As instruções aos autores podem ser encontradas Aqui

Editorial

Destina-se à veiculação de textos redigidos por profissionais convidados de notória capacidade acadêmica em temas específicos definidos pelo Conselho Editorial da RBAFS.

Artigos Originais

Destina-se à veiculação de estudos observacionais, de intervenção e revisões sistemáticas com e sem meta-análise produzidos a partir da aplicação de métodos científicos rigorosos, passíveis de replicação e/ou generalização, abrangendo tanto as abordagens quantitativas quanto as qualitativas de investigação. O corpo do texto é estruturado em introdução, procedimentos metodológico, resultados e discussão. Para estudos qualitativos é possibilitada a utilização de outra estruturação do corpo do texto que melhor se adeque ao tipo de pesquisa. A RBAFS incentiva a submissão de estudos de replicação, principalmente de estudos publicados neste periódico.

Artigo de revisão narrativa e ensaios teóricos em atividade física e saúde

As revisões narrativas e ensaios teóricos (texto que desenvolva argumento sobre temática bem delimitada) são apresentados a partir de convite dos editores da RBAFS. No entanto, trabalhos de alto nível, realizados por autores ou grupos com histórico de publicações na área serão bem-vindos.

Seção Especial

Destina-se à veiculação de estudos que abordem ações e experiências inovadoras na promoção da atividade física, no ensino de temas relacionados à atividade física e nos métodos de pesquisa em atividade física e saúde.

Pesquisa e Pós-graduação em Atividade Física e Saúde

Destina-se à veiculação de experiências de pesquisa e de formação de pesquisadores. Interessam para esta seção contribuições que descrevam modos de organização de grupos de pesquisa ou de trabalho em rede com vistas ao desenvolvimento de projetos de pesquisa e ações de formação ou capacitação de recursos humanos para investigação em atividade física e saúde.

Experiências Curriculares Inovadoras em Atividade Física e Saúde

Destina-se à veiculação de relatos de experiências curriculares, ações e estratégias inovadoras que capacitem os estudantes e profissionais de educação física para trabalhar com promoção da atividade física, aptidão física relacionada à saúde e redução de comportamentos sedentários, em diferentes contextos, por exemplo, no Sistema Único de Saúde, em escolas, academias, clubes.

Séries Técnicas em Atividade Física e Saúde

Destina-se à veiculação de manuscritos breves que abordem técnicas, metodologias, procedimentos para análise e interpretação de dados, desenvolvimento e testagem de instrumentos para mensurar indicadores de atividade física, comportamento sedentário e de aptidão física relacionada à saúde, de seus fatores correlatos e determinantes.

Ensaios Teóricos em Atividade Física e Saúde

Destina-se a texto original que desenvolva argumento sobre temática bem delimitada, definição de termos e conceitos inerentes aos aspectos abordados pelas linhas editoriais da RBAFS.

Posicionamentos

Destina-se a texto original que desenvolva posição oficial da Sociedade Brasileira de Atividade Física & Saúde sobre temas de seu interesse. Somente podem enviar manuscritos nesta categoria autores convidados pelo Conselho Editorial da RBAFS.

Protocolos de estudos em atividade física e saúde

Destina-se à veiculação de protocolos de estudos que contribuam para avanços na área de atividade física e saúde. A publicação do protocolo de estudo se justificará pelo interesse em se conhecer questões, hipóteses e justificativas relevantes, bem como um método com elevado mérito científico, antes dos resultados serem relatados em outras publicações. Os protocolos devem relatar estudos planejados ou em andamento, e estudos concluídos não serão considerados. O protocolo poderá ser publicado independentemente do desenho de estudo, incluindo estudos observacionais, experimentais e revisões sistemáticas. O protocolo de estudo deverá seguir as mesmas regras de aprovação ética e de registro, conforme as demais seções da RBAFS. Recomenda-se fortemente a estruturação e escrita do protocolo conforme diretrizes e checklists adotados pela RBAFS; inclusive, recomenda-se que os autores incluam a lista de verificação preenchida na carta de submissão.

Suplementos

Destina-se à veiculação de anais de eventos científicos da área de atividade física e saúde, promovido ou apoiado pela Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde, que inclui resumos de apresentações orais e pôsteres, aprovados pelos Comitês Científicos das instituições organizadoras e seguindo as normas da revista.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.