Scoping review: a relevant methodological approach for knowledge synthesis in Brazil’s health literature

  • Valter Cordeiro Barbosa Filho Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceara, Aracati, Brazil. Post-graduate Program in Collective Health, Ceara State University, Fortaleza, Brazil. http://orcid.org/0000-0002-4769-4068
  • Andrea C. Tricco Unity Health Toronto: Knowledge Translation Program, Li Ka Shing Knowledge Institute, St. Michael’s Hospital of Unity Health Toronto, Toronto, Ontario, Canada. Epidemiology Division, Dalla Lana School of Public Health and Institute of Health Policy, Management, and Evaluation, University of Toronto, Toronto, Ontario, Canada. Queen’s Collaboration for Health Care Quality, Joanna Briggs Institute Centre of Excellence, Queen’s University, Kingston, Ontario, Canada. https://orcid.org/0000-0002-4114-8971

Resumo

Uma abordagem metodologicamente robusta para sintetizar a literatura relevante em saúde é a revisão de escopo, a qual é utilizada para responder questões abrangentes (por exemplo, “O que se conhece sobre um determinado conceito em saúde?”) e pode ser utilizada para mapear evidências para a tomada de decisão prática e em pesquisa. Este artigo discutiu a importância de revisões de escopo como uma abordagem metodológica para síntese de conhecimento da literatura em saúde no Brasil. As definições e as etapas metodológicas foram discutidas. Um sumário das 45 revisões de escopo que foram publicadas em periódicos brasileiros ou como tese/dissertação foi apresentado para discutir seu conteúdo e suas características metodológicas. Recomendações para os autores foram apresentadas para melhorar o planejamento, execução e descrição de revisões de escopo a serem realizadas no Brasil. Este estudo pode ajudar pesquisadores e profissionais de saúde brasileiros a compreender quando e como revisões de escopo podem ser úteis na síntese de evidências, incluindo para o campo de pesquisas em atividade física e saúde.

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Biografia do Autor

Valter Cordeiro Barbosa Filho, Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceara, Aracati, Brazil. Post-graduate Program in Collective Health, Ceara State University, Fortaleza, Brazil.

Cursou Licenciatura em Educação Física na Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi bolsista do Programa Instituicional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC - CNPq) durante dois anos (2007-2009). Participou de projetos de Pesquisa e Extensão da UFC, desenvolvendo pesquisas de caráter observacional e experimental. Concluiu o Mestrado em Educação Física na Universidade Federal do Paraná (UFPR) como membro do Centro de Pesquisa em Exercício e Esporte (CEPEE). Concluiu o Doutorado em Educação Física na Universidade Federal de Santa Catarina, na linha de pesquisa de Atividade Física e Saúde, onde permanece como pesquisador colaborador do Núcleo de Pesquisa em Atividade Física e Saúde (NuPAF/UFSC). Atualmente, é professor do Instituto Federal do Ceará. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Formação em Educação Física, Epidemiologia da Atividade Física, Mediadores da Atividade Física, Estilo de Vida, Promoção da Saúde, Saúde do Escolar Aptidão Física e Obesidade.

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Publicado
10-12-2019
Como Citar
1.
Barbosa Filho VC, Tricco AC. Scoping review: a relevant methodological approach for knowledge synthesis in Brazil’s health literature. Rev Bras Ativ Fís Saúde [Internet]. 10º de dezembro de 2019 [citado 14º de agosto de 2020];240:1-. Disponível em: https://www.rbafs.org.br/RBAFS/article/view/14010
Seção
Séries Técnicas em Atividade Física e Saúde