The COVID-19 pandemic challenges physical activity with two emerging paradigms

Autores

  • Thiago Sousa Matias Federal University of Santa Catarina, Department of Physical Education, Research Center of Physical Activity and Health, Research Center for Motivation and Human Movement Florianópolis, Santa Catarina, Brazil. https://orcid.org/0000-0003-0241-3776
  • Fábio Hech Dominski Santa Catarina State University, Laboratory of Psychology of Sport and Exercise, Florianópolis, Santa Catarina, Brazil. Univille University, Department of Physical Education, Joinville, Santa Catarina, Brazil. http://orcid.org/0000-0003-1767-6405

DOI:

https://doi.org/10.12820/rbafs.25e0113

Palavras-chave:

Exercise, Internet-based intervention, Mental health, Communicable diseases

Resumo

Estamos enfrentando uma crise sem precedentes em virtude da pandemia de COVID-19 e isso inclui a necessidade de isolamento social. O isolamento social tem efeitos adversos para a saúde mental e manter um estilo de vida ativo é importante. Este ensaio tem como objetivo discutir a atividade física no formato remoto, assim como, a relação da atividade física e saúde mental. São evidenciados prós e contras da atividade física remota através da internet, além de recomendações práticas. Observa-se que a promoção da atividade física remota, utilizando-se da internet, pode ampliar e favorecer o escopo da atividade física para o autocuidado e promoção da saúde. O uso da atividade física remota pode virar uma tendência, contudo, os profissionais devem equilibrar os prós e os contras quando da sua utilização. Evidencia-se que depois da pandemia os benefícios da atividade física sobre a saúde mental serão mais valorizados.

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Publicado

2020-09-14

Como Citar

1.
Matias TS, Dominski FH. The COVID-19 pandemic challenges physical activity with two emerging paradigms. Rev. Bras. Ativ. Fís. Saúde [Internet]. 14º de setembro de 2020 [citado 19º de março de 2024];25:1-6. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/14233

Edição

Seção

Séries Técnicas em Atividade Física e Saúde