Tracking de atividade física em escolares entre 2010 e 2012

Autores

  • Renan Correa UENP
  • Emmanuel Silva
  • Antonio Stabelini Neto
  • Wayne Faria
  • João Paulo Farias
  • Rui Elias
  • Gessika Santos

DOI:

https://doi.org/10.12820/rbafs.v.21n1p39-44

Palavras-chave:

Atividade motora, Tracking, Adolescentes

Resumo

O rastreamento das mudanças na atividade física ao longo do tempo é importante para elaboração de intervenções para a promoção de saúde. Assim, este estudo objetiva analisar o tracking da atividade física (AF) entre 2010 e 2012 em escolares de Jacarezinho-PR. Foram investigados adolescentes do 8° ano do ensino fundamental que já tinham participado do levantamento de 2010. A amostra foi de 321 indivíduos (47% meninos). A AF foi avaliada pelo questionário de Baecke nos domínios: escolar, esportivo e lazer. A análise dos dados foi realizada por meio da média e desvio padrão. O teste t pareado foi empregado para comparar a AF entre os momentos e o coeficiente de correlação de Spearman para relacionar os dados obtidos em 2010 e 2012. O domínio escolar apresentou médias de AF de 2,91±0,49 e 2,40±0,51, o esportivo 2,48±0,69 e 2,26±0,56 e o lazer 2,62±0,81 e 2,59±0,74 para 2010 e 2012, respectivamente. Na correlação entre os períodos de avaliação, os meninos demostraram valores de correlação significativa entre os valores do índice total (r=0,302), enquanto o gênero feminino apresentou correlação significativa no índice esportivo (r=0,344), índice de lazer (r=0,322) e índice total (r=0,433). Diante desses achados, observa-se que o AF diminui com o avanço da idade e a prática de atividade física demonstrou baixa estabilidade temporal mesmo com o curto período de intervalo entre as avaliações, tendo como resultado o tracking baixo a moderado.

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Publicado

2016-01-01

Como Citar

1.
Correa R, Silva E, Stabelini Neto A, Faria W, Farias JP, Elias R, et al. Tracking de atividade física em escolares entre 2010 e 2012. Rev. Bras. Ativ. Fís. Saúde [Internet]. 1º de janeiro de 2016 [citado 28º de março de 2024];21(1):39-44. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/4578

Edição

Seção

Artigos Originais