Fatores associados à atividade física em idosos de Estação, Rio Grande do Sul: estudo de base populacional

Autores

  • Alisson Padilha de Lima Educador Físico, Mestrando em Envelhecimento Humano, Universidade de Passo Fundo – UPF, Bolsista PROSUP/CAPES.
  • Ezequiel Vitório Lini Fisioterapeuta, Mestre em Envelhecimento Humano pela Universidade de Passo Fundo – UPF.
  • Camila Tomicki Educadora Física, Mestre em Envelhecimento Humano pela Universidade de Passo Fundo – UPF.
  • Marcos Dellani Enfermeiro, Mestre em Envelhecimento Humano pela Universidade de Passo Fundo – UPF.
  • Marilene Portella Enfermeira, Professora do programa de Mestrado em Envelhecimento Humano da Universidade de Passo Fundo – UPF.
  • Marlene Doring Enfermeira, Professora do programa de Mestrado em Envelhecimento Humano da Universidade de Passo Fundo – UPF.

DOI:

https://doi.org/10.12820/rbafs.v.20n6p618

Palavras-chave:

Condições de saúde, Atividade motora, Envelhecimento

Resumo

Objetivou-se verificar os fatores de associação entre a prática de atividade física (AF) em idosos residentes do município de Estação no Rio Grande do Sul. Trata-se de um estudo transversal de base populacional com idosos residentes na comunidade, selecionados aleatoriamente. Participaram do estudo 419 idosos com média de idade de 69 anos (±7,6), sendo 57% do sexo feminino. Coletaram-se os dados por inquérito domiciliar com o questionário validado de pesquisa Saúde, Bem-Estar e Envelhecimento. Consideraram-se como variáveis dependentes à atividade física e independentes as relacionadas às características sociodemográficas e as condições de saúde. Para verificar a associação entre as variáveis categóricas, foram aplicados os testes qui-quadrado e o modelo de regressão logística na análise ajustada a um nível de significância de p≤0,05. A partir dos resultados obtidos no modelo ajustado, somente as variáveis faixa etária de 80 anos ou mais, presença de dor crônica e o histórico de quedas no último ano apresentaram associação com a AF. Pode-se referir no estudo que quanto maior a faixa etária dos idosos, maior presença de dor crônica e aumento dos índices de quedas, menor a proporção de praticantes de AF.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alisson Padilha de Lima, Educador Físico, Mestrando em Envelhecimento Humano, Universidade de Passo Fundo – UPF, Bolsista PROSUP/CAPES.

Educador Físico, Mestrando em Envelhecimento Humano, Universidade de Passo Fundo – UPF, Bolsista PROSUP/CAPES.CREF: 018330-G/SC. 

Ezequiel Vitório Lini, Fisioterapeuta, Mestre em Envelhecimento Humano pela Universidade de Passo Fundo – UPF.

Fisioterapeuta, Mestre em Envelhecimento Humano pela Universidade de Passo Fundo – UPF.

Camila Tomicki, Educadora Física, Mestre em Envelhecimento Humano pela Universidade de Passo Fundo – UPF.

Educadora Física, Mestre em Envelhecimento Humano pela Universidade de Passo Fundo – UPF.

Marcos Dellani, Enfermeiro, Mestre em Envelhecimento Humano pela Universidade de Passo Fundo – UPF.

Enfermeiro, Mestre em Envelhecimento Humano pela Universidade de Passo Fundo – UPF.

Marilene Portella, Enfermeira, Professora do programa de Mestrado em Envelhecimento Humano da Universidade de Passo Fundo – UPF.

Enfermeira, Professora do programa de Mestrado em Envelhecimento Humano da Universidade de Passo Fundo – UPF.

Marlene Doring, Enfermeira, Professora do programa de Mestrado em Envelhecimento Humano da Universidade de Passo Fundo – UPF.

Enfermeira, Professora do programa de Mestrado em Envelhecimento Humano da Universidade de Passo Fundo – UPF.

Downloads

Publicado

2016-03-03

Como Citar

1.
Lima AP de, Lini EV, Tomicki C, Dellani M, Portella M, Doring M. Fatores associados à atividade física em idosos de Estação, Rio Grande do Sul: estudo de base populacional. Rev. Bras. Ativ. Fís. Saúde [Internet]. 3º de março de 2016 [citado 19º de abril de 2024];20(6):618. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/4581

Edição

Seção

Artigos Originais