Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) em Rio Grande/RS: percepções sobre o trabalho realizado pela educação física

Autores

  • Giovana Furtado FURG
  • Alan Knuth Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.12820/rbafs.v.20n5p514

Palavras-chave:

NASF, Educação Física, Saúde pública, Perfil profissional, Promoção da saúde

Resumo

O núcleo profissional de Educação Física (EF) insere-se na construção do Sistema Único de Saúde e também reconhece seus desdobramentos no que tange às práticas de cuidado no campo da saúde, por meio dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), no contexto da atenção básica em saúde. O objetivo desta pesquisa foi compreender junto à gestão e ao núcleo profissional da EF em Rio Grande, RS, suas percepções sobre o trabalho particular do núcleo e apresentar elementos sobre sua inserção, entraves e contribuições no cenário dos NASFs. De fundo qualitativo, a pesquisa orientou-se pelo plano teórico-metodológico de Minayo e realizou entrevistas com uma trabalhadora da gestão e uma trabalhadora de EF do NASF urbano. Foi possível identificar as origens do NASF a partir de uma rede de matriciamento em saúde mental. Predominam ainda ações e atividades com abordagem clínica e há influência de áreas como a enfermagem, não só no nível do cuidado, mas principalmente no âmbito da gestão. A atuação da EF ainda se dá de forma muito particular à realidade de formação do profissional, podendo deslocar-se desde uma abordagem puramente clínica até ao cuidado mais atento à integralidade e à humanização. A noção de promoção da saúde apresenta-se como elemento primordial para a EF. O processo de trabalho da EF no contexto do NASF apresenta-se com passos e impasses, alguns particulares e conhecidos do núcleo profissional, enquanto outros pertinentes ao campo saúde, como a inoperância para costurar a concepção de promoção da saúde no modelo de saúde vigente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giovana Furtado, FURG

Curso de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande. Instituto de Educação.

Alan Knuth, Universidade Federal do Rio Grande

Curso de Educação Física. Universidade Federal do Rio Grande. Residência Multiprofissional em Saúde da Família. Programa de Pós graduação em Saúde Pública.

Downloads

Publicado

2015-09-01

Como Citar

1.
Furtado G, Knuth A. Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) em Rio Grande/RS: percepções sobre o trabalho realizado pela educação física. Rev. Bras. Ativ. Fís. Saúde [Internet]. 1º de setembro de 2015 [citado 29º de março de 2024];20(5):514. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/5460

Edição

Seção

Artigos Originais