Anúncios

Edição temática: Políticas Públicas de Atividade Física

2024-01-22

Prezados(as) leitores(as),

O Grupo de Trabalho de Políticas Públicas, da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde, convida à comunidade científica a participar da edição temática da Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde sobre “Políticas Públicas de Atividade Física”.

Esta edição temática tem como propósito explorar e analisar as diversas dimensões das políticas públicas voltadas para a promoção da atividade física. Desejamos que este número temático contribua significativamente para a visibilidade, disseminação e reflexão crítica sobre as diferentes etapas das políticas públicas (identificação do problema, definição da agenda, tomada de decisão, adoção, implementação, monitoramento e avaliação), quer sejam setoriais ou intersetoriais, em contextos locais, municipais, estaduais ou nacionais, na forma de ação, programa ou política, nas esferas do poder executivo, legislativo e/ou judiciário.

Consideramos que os princípios da Política Nacional de Promoção da Saúde (equidade, participação social, autonomia, empoderamento, intersetorialidade, intrassetorialidade, sustentabilidade, integralidade e territorialidade), isolados ou em conjunto, podem contribuir como pontos disparadores para a reflexão ou análise das Políticas de Promoção de Atividade Física, mas não são os únicos.

Compreendemos que, dentro do escopo dos artigos sobre políticas de promoção de atividade física, encontram-se, sem uma relação de subordinação, mas sim de integração, o esporte, as práticas corporais, o lazer e a mobilidade ativa, assim como questões relacionadas ao ambiente natural e construído.

Desta forma, convidamos todos os interessados a submeterem artigos para a edição temática “Políticas Públicas de Atividade Física”. Esta edição temática publicará artigos originais, de revisão ou com abordagens qualitativas, quantitativas, mistas e ensaios que tratam das seguintes temáticas:

 

  1. Mapeamento de Iniciativas Globais e Nacionais: Investigar e apresentar um panorama abrangente das políticas públicas de promoção da atividade física em diferentes países, destacando estratégias promissoras ou bem-sucedidas, desafios enfrentados e lições aprendidas.
  2. Impacto na Saúde Pública: Avaliar o impacto das políticas públicas de promoção de atividade física na saúde pública e privada, explorando evidências científicas que demonstrem correlações entre a implementação dessas políticas e indicadores de saúde.
  3. Participação Social: Analisar a importância da participação da comunidade na formulação, implementação, monitoramento e avaliação de políticas públicas de promoção da atividade física.
  4. Inovações: Explorar como as inovações estão sendo integradas nas políticas públicas de promoção da atividade física.
  5. Determinantes sociais e comerciais de saúde: Investigar as disparidades existentes no acesso e na participação em políticas e programas de atividade física, bem como propor estratégias inclusivas que abordem as desigualdades e iniquidades na promoção da saúde por meio da atividade física.

 

Os artigos para essa edição temática poderão ser submetidos até o dia 05 de março de 2024 (23h59, horário de Brasília) e seguirão o sistema de fast tracking (processo de publicação mais rápida).

 

Orientações gerais para a submissão:

Os artigos deverão ser submetidos preferencialmente na língua inglesa, mas serão aceitos artigos em português e espanhol.

Os autores devem seguir a conformidade da submissão no site da revista. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

Os artigos deverão ser acompanhados de carta de intenção no ato da submissão indicando o seu interesse em publicar nesta edição temática.

Em conformidade com o reajuste da taxa de publicação os artigos aprovados para essa edição temática serão de 400,00 reais, sendo de inteira responsabilidade dos autores.

Caso tenha dúvida sobre a aderência do seu artigo na temática entre em contato com os Editores da Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde.

 

Atenciosamente,

Grupo de Trabalho de Políticas Públicas

Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde

Saiba mais sobre Edição temática: Políticas Públicas de Atividade Física

Edição Atual

v. 28 (2023): Suplemento 2

Anais do XIV Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde (CBAFS) e II Feira de Ciência e Tecnologia e Inovação

Publicado: 2024-03-18

Edição completa

Ver Todas as Edições