Atividade física para crianças até 5 anos: Guia de Atividade Física para a População Brasileira

Autores

  • Larissa Rosa da Silva Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Departamento de Educação Física, Marechal Candido Rondon, Paraná, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-3111-5364
  • Carla Menêses Hardman Universidade Federal de Pernambuco, Departamento de Educação Física, Recife, Pernambuco, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-0642-2768
  • Clarice Lucena Martins Universidade Federal da Paraíba, Departamento de Educação Física, João Pessoa, Paraíba, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-4947-9329
  • Paulo Henrique Guerra Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó, Santa Catarina, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-4239-0716
  • Anastacio Neco de Souza Filho Universidade Federal da Paraíba, Departamento de Educação Física, João Pessoa, Paraíba, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-0724-4513
  • Daniel da Rocha Queiroz Universidade Federal de Pernambuco, Departamento Educação Física, Recife, Pernambuco, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-9901-4677
  • Daniel Umpierre Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Departamento de Saúde Coletiva, e Centro de Pesquisa Clínica, Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Porto Alegre, Rio Grande do sul, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-6953-0163
  • Rildo de Souza Wanderley Junior Universidade Federal de Pernambuco, Departamento de Educação Física, Recife, Pernambuco, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-6141-4483
  • Fabiana Vieira Santos Azevedo Cavalcante Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção Primária à Saúde, Departamento de Promoção da Saúde, Brasília, Distrito Federal, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-1409-8662
  • Paula Fabricio Sandreschi Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção Primária à Saúde, Departamento de Promoção da Saúde, Coordenação-Geral de Promoção da Atividade Física e Ações Intersetoriais, Brasília, Distrito Federal, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-6487-2359
  • Pedro Curi Hallal Universidade Federal de Pelotas, Departamento de Ginástica e Saúde, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-1470-6461
  • Mauro Virgilio Gomes de Barros Universidade de Pernambuco, Escola Superior de Educação Física, Recife, Pernambuco, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-3165-0965

DOI:

https://doi.org/10.12820/rbafs.26e0213

Palavras-chave:

Atividade física, Crianças, Pré-escolar, Recomendações

Resumo

Este artigo descreve o processo de construção das recomendações de atividade física para crianças de até cinco anos incluídas no Guia de Atividade Física para a População Brasileira. O desenvolvimento destas recomendações tomou por base as diretrizes propostas pela Organização Mundial da Saúde em 2019. Complementarmente, buscou-se suporte teórico nas seguintes estratégias: 1-revisão de escopo, conduzida de modo a atualizar o corpo de evidências acerca dos correlatos de determinantes da atividade física em crianças de até cinco anos; 2-síntese de guias nacionais de atividade física; 3-escuta com pais e professores, a fim de identificar o grau de dificuldade destes em entenderem as recomendações contidas na proposta apresentada pela Organização Mundial de Saúde, além de barreiras e estratégias para maior envolvimento das crianças em atividades físicas; e, 4-consulta pública. Todas as ações foram desenvolvidas no período de maio a dezembro de 2020, por um grupo de trabalho constituído por pesquisadores com experiência na temática e representantes do Ministério da Saúde. Como resultado, foram incluídas no Guia um total de 35 recomendações, sendo 10 relacionadas aos benefícios, quatro à dose, sete aos tipos de atividades, sete às orientações para prática e outras sete relacionadas à redução de comportamento sedentário. Quando pertinente e possível, estas recomendações foram diferenciadas para crianças do nascimento até um ano de vida, de um e dois anos e de três a cinco anos. A mensagem principal é de que qualquer atividade física é melhor do que nenhuma e de que o comportamento sedentário deve ser reduzido.

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Publicado

2021-07-21

Como Citar

1.
Silva LR da, Hardman CM, Martins CL, Guerra PH, Souza Filho AN de, Queiroz D da R, et al. Atividade física para crianças até 5 anos: Guia de Atividade Física para a População Brasileira. Rev. Bras. Ativ. Fís. Saúde [Internet]. 21º de julho de 2021 [citado 20º de abril de 2024];26:1-12. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/14563

Edição

Seção

Artigos Originais