Efeito de video games ativos sobre a capacidade funcional e o humor de idosos: revisão sistemática e meta-análise

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12820/rbafs.v.22n6p523-32

Palavras-chave:

Nintendo, Xbox Kinect, Equilíbrio, Depressão, Ansiedade

Resumo

Nos últimos anos, os video games ativos (VGAs) têm sido utilizados pela população geral como uma alternativa para a prática de exercício físico associada ao entretenimento. O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão sistemática sobre o efeito dos VGAs na capacidade funcional e no estado de humor de idosos. Para a seleção dos artigos, considerou-se estudos publicados entre 2006 e 2017, realizados com idosos (> 60 anos); que utilizaram como intervenção, exercícios realizados em VGAs Nintendo Wii ou Xbox Kinect. Os resultados observados sugerem melhoras no equilíbrio, na força muscular de membros inferiores e na mobilidade funcional. No perfil de humor, os resultados são controversos. Sendo assim, podemos concluir que o exercício realizado em VGAs pode melhorar a capacidade funcional, no entanto, os benefícios no humor precisam ser mais investigados, especialmente em estudos de longo prazo.

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Biografia do Autor

Milca Morais, Faculdade de Ciências Aplicadas, Universidade Estadual de Campinas, Limeira, São Paulo, Brasil.

Graduada em Biomedicina pela Universidade Federal de Goiás (2013). Possui mestrado em Ciências Aplicadas à Saúde, pela Universidade Federal de Goiás. Doutoranda no Programa de Ciências da Nutrição e do Esporte e Metabolismo, da Faculdade de Ciências Aplicadas (UNICAMP, Limeira, SP).

Giselle Passos, Universidade Federal de Goiás, Jataí, Goiás, Brasil.

Possui Graduação em Educação Física pela Universidade de Franca (2003), Especialização em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal de São Paulo - Departamento de Fisiologia (2005), Mestrado (2008) e Doutorado (2010) em Ciências pelo Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP/EPM, área de Medicina e Biologia do Sono. Atualmente é Professora Adjunto III na Unidade de Ciências da Saúde - Curso de Bacharelado em Educação Física, e Professora/Orientadora no Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Saúde, Universidade Federal de Goiás - UFG/Regional Jataí. Atualmente é revisora de periódicos internacionais, como PLOS ONE, Scientific Reports (Nature), Sleep Medicine Reviews, Sleep Medicine, Psychophysiology, Behavioral Sleep Medicine, Medicine and Science in Sports and Exercise, Psychoneuroendocrinology, entre outros e Líder do Grupo de Estudos em Exercício Físico Aplicado às Ciências da Saúde (CNPq). 

Rodolfo Cintra, Universidade Federal de Goiás, Jataí, Goiás, Brasil.

Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Catanduva - FAMECA (2004), especialização em Cardiologia Clínica pelo Instituto Domingo Braile e Sociedade Portuguesa de Beneficência de São José do Rio Preto(2007). Especialização em ecocardiografia bidimensional com doppler colorido em adulto, ecocardiografia transesofágico e ecocardiograma com infusão de microbolhas pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Presto - FAMERP (2008) e especialização em ecocardiograma com estresse farmacológico pelo INCOR (Instituto do Coração de São Jose do Rio Preto) no mesmo ano. Formação em ecocardiografia congênita pela Faculdade de Medicina de São Jose do Rio Preto -FAMERP (2009) e especialização em duplex scan de carótidas e vertebrais pelo INCOR (Instituto do Coração de São Jose do Rio Preto) no mesmo ano. Título de Especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia / Associação Médica Brasileira e Título de Especialista em Ecocardiografia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia / Associação Médica Brasileira. Atualmente é professor efetivo de cardiologia da Faculdade de Medicina da UFG-regional Jataí. Médico Cardiologista Clínico e coordenador responsável técnico da Prefeitura Municipal de Jataí. Trabalha na clínica CLIMICOR como cardiologista clínico e ecocardiografista sendo também responsável técnico desta instituição. Também exerce a função de ecocardiografista na clínica NEUROCOR, hospital Padre Thiago e Centro Municipal de Saúde. Tem experiência na área de Clínica Cardiológica, com ênfase em métodos de imagens em ecocardiografia adulta (ecobidimensional com doppler colorido, ecocardiograma transesofágico, ecocardiograma com estresse farmacológico e físico, ecocardiograma com infusão de microbolhas, TSI - Tissue Synchronization Imaging e strain rate), ecocardiografia congênita infantil, ecocardiografia fetal e duplex scan de carótidas e vertebrais.

Marcos Santana, Universidade Federal de Goiás, Jataí, Goiás, Brasil.

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás - UFG (1997), Mestrado (2006) e Doutorado (2010) em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Atualmente é Professor da Unidade de Ciências da Saúde (Curso de Bacharelado em Educação Física) e Professor/Orientador do Programa de Ciências Aplicadas à Saúde da UFG - Regional Jataí. 

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Publicado

2018-07-05

Como Citar

1.
Morais M, Passos G, Cintra R, Santana M. Efeito de video games ativos sobre a capacidade funcional e o humor de idosos: revisão sistemática e meta-análise. Rev. Bras. Ativ. Fís. Saúde [Internet]. 5º de julho de 2018 [citado 28º de março de 2024];22(6):523-32. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/11149

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Artigos de Revisão